Uma nova forma de trabalhar vem se difundindo cada dia mais nas organizações, o famoso home office. Trazido há poucos anos pelas multinacionais, o Brasil hoje é um dos países em que o número de trabalhadores nessa modalidade mais cresce.
O Home Office, ao pé da letra, significa escritório em casa. Ou seja, o funcionário desenvolve as atividades em sua própria casa, sem ser necessário o deslocamento até a empresa, realizando o trabalho em casa utilizando principalmente da internet para se comunicar com seus chefes.
Com a expansão da internet e o desenvolvimento de diversas tecnologias de informação, trabalhar em casa se tornou muito mais fácil e trouxe uma série de vantagens, seja para o empregador ou empregado.
Algumas das vantagens de se trabalhar em Home Office são:
ECONOMIA: Você economiza com transporte e alimentação.
AUTONOMIA: Você gerencia os seus horários.
LIBERDADE: Você trabalha como quiser desde que entregue os resultados.
PROXIMIDADE: Você fica mais tempo com sua família.
Porém, o Home Office pode ter também algumas desvantagens como:
Perda da privacidade pessoal, Possibilidade de excesso de carga de trabalho, Indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina.
Assim, trabalhar em casa oferece vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas criteriosamente observando os pontos de vista familiar, profissional e empresarial.